-
Arquitetos: faire
- Ano: 2022
-
Fotografias:Philippe Billard
-
Fabricantes: Alucea, Atelier CMN
Descrição enviada pela equipe de projeto. Este projeto consiste em uma renovação ecológica de um celeiro localizado em Chanteloup, na região de Nova Aquitânia. Os proprietários, cuja família cresce a cada ano, desejavam criar um refúgio de paz dentro da propriedade, apenas para eles dois. O celeiro, em seu estado original, nos pareceu cheio de potencial: decidimos todos juntos que o projeto estava ali.
O objetivo do projeto era realizar intervenções mínimas na parte externa e na estrutura do edifício, ao mesmo tempo em que oferecia novos usos, perspectivas e volumes. Queríamos criar uma atmosfera luminosa e agradável, preservando ao mesmo tempo o espírito e o volume suntuoso do celeiro. Para isso, a porta principal do celeiro foi transformada em uma generosa janela envidraçada, uma grande janela de alumínio natural agora se abre para o terraço, e duas novas janelas foram criadas nas fachadas laterais e traseira.
No exterior, a alvenaria original foi preservada e renovada, em harmonia com o alumínio natural dos acabamentos. No interior, uma mistura de cal e cânhamo foi utilizada para nivelar as paredes, regulando simultaneamente a umidade e a temperatura e deixando transparecer a alvenaria original.
Dentro da casa, no centro do celeiro, um novo volume de madeira foi instalado e integra no térreo uma lareira e serviços (banheiro, despensa, cozinha): é o coração da casa, completamente independente estruturalmente do edifício original, o que permite flexibilidade e reversibilidade a longo prazo. A estrutura de postes e vigas de douglas é assumida e magnificada, sendo o cerne do projeto.
Subindo a escada, o mezanino dá acesso à parte mais privada da casa: o quarto, o banheiro e um espaço de escritório adicional aberto para a altura dupla da sala.